Expectativa

Guarujá espera ocupação de 97% dos hotéis para festas de fim de ano

São esperados mais de dois milhões de turistas para festas e em janeiro; queima de fogos terá 13 minutos de duração

Da Redação
Publicado em 27/12/2019, às 09h56 - Atualizado em 24/08/2020, às 06h41

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Helder Lima
Divulgação/Helder Lima

A temporada 2019/2020 é só otimismo para o trade turístico de Guarujá. Hotéis e estabelecimentos comerciais projetam números animadores. Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes), a expectativa é de que 97% dos hotéis da cidade estejam ocupados para as festas de fim de ano, e 80%, em média, para o mês de janeiro, um aumento para o mês, se comparado aos 78% do mesmo período de 2019.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA6  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A cidade deve receber mais de dois milhões de pessoas, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que acredita que os números deste ano devam superar os dois milhões registrados na temporada passada.

Para o Réveillon, munícipes e turistas poderão assistir à tradicional queima de fogos, que acontecerá na praia de Pitangueiras. A virada do ano na cidade contará com quatro balsas, marcadas por um show pirotécnico no céu de Guarujá, com duração de 13 minutos, proporcionados por cerca de 50 toneladas de explosivos.

O secretário interino de Turismo de Guarujá Marcelo Nicolau garante que a festa será maior do que a do ano passado. "No Réveillon do ano passado, estimamos que dois milhões de pessoas assistiram ao show pirotécnico da virada. A expectativa é de um evento ainda maior, visto que esperamos receber mais turistas nesta temporada, e as pessoas poderão desfrutar de um belíssimo espetáculo".

Fluxo de turistas

De acordo com a concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) Ecovias, de 765 mil a 1 milhão e 240 mil veículos são esperados rumo ao litoral, entre os dias 20 deste mês e 2 de janeiro. Só para o Natal, a rodoviária de Guarujá receberá, aproximadamente, 16 mil passageiros, segundo estimativa da Socicam, empresa que administra o local.

A sócia-administrativa do Grand Hotel Guarujá, Nalva Lima, conta que já tem 90% de suas ocupações reservadas para o Ano Novo. Entre os motivos para acreditar que as festas deste ano movimentarão mais turistas do que as do ano passado, ela destaca as ações tomadas pela administração municipal. "Houve melhoria da estrutura física para receber os turistas, bem como diversas ações para a consolidação do nosso destino".

Entre essas ações está a iluminação da orla das praias, como destacou Alex Avelino Najas, sócio do restaurante Avelino’s (avenida Mal. Deodoro da Fonseca, 1.771, Pitangueiras), que também espera uma alta em seu estabelecimento. Na opinião de José de Ávila, presidente da Associação Pró Hotelaria e Turismo de Guarujá (APROHOT), a iluminação aumenta a sensação de segurança e torna a praia mais convidativa para turistas e moradores.

Ávila conta que, desde a iluminação, passou a ver pessoas caminhando pela praia da Enseada em horários nos quais não costumava acontecer, muitas vezes, depois das 23 horas. Sua expectativa para as pousadas na cidade é de até 98% de ocupação.

Nos quiosques das praias, o clima também é de otimismo. Segundo a vice-presidente da Associação dos Quiosques da Orla Renata Venticique, os estabelecimentos esperam de 20% a 30% de aumento de consumidores em relação ao último ano, quando os 54 quiosques da praia da Enseada receberam, em média, 800 a 1.000 clientes por dia. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!