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Guarujá promove palestra sobre "fake news" com professor da USP

Ampliar a visão do público sobre as definições de fake news em meio ao cenário político atual, no qual a disseminação de notícias falsas é um fenômeno mundial

Carla Nóvoa
Publicado em 31/05/2019, às 08h32 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h29

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Ampliar a visão do público sobre as definições de fake news em meio ao cenário político atual, no qual a disseminação de notícias falsas é um fenômeno mundial - Carla Nóvoa
Ampliar a visão do público sobre as definições de fake news em meio ao cenário político atual, no qual a disseminação de notícias falsas é um fenômeno mundial - Carla Nóvoa

A Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) promove, no próximo dia 3 de junho (segunda-feira), a partir das 19h30, a palestra Educação Midiática e Desinformação: Estratégias Contra as Notícias Falsas, com o jornalista, professor e mestre em comunicação social pela USP, Michel Carvalho da Silva.  Mestre pela USP em ciências da comunicação e especialista em comunicação pública, Michel é vice-coordenador da Escola do Legislativo e Democracia de Cubatão, atuando também como professor voluntário do Educafro, na Baixada Santista, além de manter uma coluna semanal sobre educação e cidadania no jornal A Tribuna, de Santos.

O objetivo é ampliar a visão do público sobre as definições de fake news em meio ao cenário político atual, no qual a disseminação de notícias falsas é um fenômeno mundial, que, não apenas afeta o jornalismo, mas coloca em risco a democracia e a cidadania. Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, publicado em 2018, apontou que informações inverídicas  espalham-se mais rápido do que as verdadeiras – têm 70% mais chances de ser compartilhadas –, e que a difusão de conteúdo mentiroso ocorre mais pela ação humana do que dos robôs (ou bots).

Dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 – Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira, da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, apontam que 49% dos brasileiros declararam usar a web para se informar (em primeiro ou segundo lugar), percentual abaixo da TV (89%), mas bem acima do rádio, dos jornais e das revistas.

Nesse cenário, mostra-se fundamental desenvolver o pensamento crítico dos alunos com relação ao que leem, compartilham e produzem na internet. Essa abordagem está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é, também, defendida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

O evento será aberto ao público e ocorrerá no salão de eventos da Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291, centro, 2º andar). Não é necessário inscrição prévia.

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