Cultura

Steampunk Santos traz show e oficinas para o Valongo

Programação reúne também palestras, happy hour, venda de produtos para o setor e a parada steampunk

Da Redação
Publicado em 26/06/2019, às 10h57 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h38

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução
Reprodução

Com o objetivo de fomentar a ficção cientifica e a história, o Steampunk Santos 2019 - Vapor Circus reúne arte e fantasia, neste sábado, 29, a partir das 10h30, no Museu Pelé, Estação do Valongo e Largo Marquês de Monte Alegre,  com atividades gratuitas para todas as idades. 

Durante todo o dia, ocorrem palestras, shows, oficinas, happy hour, venda de produtos para o setor e a parada steampunk. A proposta do evento é ocupar o Centro Histórico afim de incentivar essa cultura e trazer a fantasia por meio de grupos medievais e piratas, na forma de literatura, quadrinhos, audiovisuais, música, dança e teatro.

Steampunk é uma palavra de origem inglesa composta por “steam”, que quer dizer vapor, e “punk” que faz referência a resto, sobra ou, neste caso, um movimento da contracultura. O subgênero traz o visual do século 19, mesclado à tecnologia futurista, adaptada ao conhecimento tecnológico daquela época.

Durante os eventos que reúnem fãs desse gênero, é fácil encontrar pessoas usando cartolas, vestidos, jaquetas, ternos, coletes, botas, assim como óculos de aviador, goggles (óculos de maçariqueiro), braços mecânicos, armas ficcionais, espadas e engenhocas. Todo este visual vem direto da literatura, do imaginário de escritores como Júlio Verne ou H. G. Wells. Steampunk Santos é realizado pela Confraria Steampunk Baixada Santista Núcleo Santos da Loja São Paulo, e conta com o apoio das secretarias de Cultura e de Turismo.

Confira a programação 

Palco – Largo Marquês de Monte Alegre

10h - abertura - Coletivo Circel

13h - Coletivo Circel

14h - Rafael Mourão

15h - Desfile Steamplay

16h - Banda Mermages

17h - Grupo Trupe Del Mondo

Auditório do Museu Pelé

11h30 - Os caminhos da ficção - Marcus Vinicius mediando Danny Marks, Leonardo Galvão e Gabriel Godinho.

13h30 - Atividades físicas e artes marciais no século 19 - Cesar Agenor (mediador), Pedro Cunha, Roberto Melchior e Paulo Henrique Jesus Silva.

14h30 - A ficção sob olhar feminino - Dani Marino (mediadora), Marcela Rossetti, Simone O. Marques e Nana Gonçalves.

15h30 - Visões de um herói gótico, Batman - André Rittes (mediador), Lalunã Machado, Sandro Zambi e Rodolfo Grande Neto.

16h30 - A moda do século 19 - Karla Lacerda (mediadora), Pauline Kisner do Espirito Santo Zamboni, Camila Gonçalves e Drika Lucena.

17h30 - Eventos Steampunk, Pirata, Medieval - como trabalhar com estes temas? - Tainá Rocha (mediadora), Adriana Cabral , Debora Silva e Naga Riddle.

18h30 - início do cortejo do Museu Pelé até a Bolsa do Café. Músicos do Mermages, steamplayers e participantes do evento.

19h30- Happy hour, Bar Beats (Rua XV de Novembro, 49, Centro Histórico)

Das 10h às 18h, espaço de jogos, lojas e cartomantes

Das 11h às 12h e das 14h às 15h, oficina para crianças com Naga Riddle

Estação do Valongo

Das 13h30 às 14h30, oficina sobre roupas de época

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!