CONTAGEM REGRESSIVA

População tem menos de um mês para tirar ou regularizar título de eleitor

Prazo vai até 8 de maio; Justiça Eleitoral lança campanha de incentivo à população, para não deixar serviços para a última hora

Redação
Publicado em 09/04/2024, às 11h40 - Atualizado às 14h02

FacebookTwitterWhatsApp
Após 8 de maio, eleitores não poderão mais emitir título ou regularizar pendências - LR Moreira / Secom TSE
Após 8 de maio, eleitores não poderão mais emitir título ou regularizar pendências - LR Moreira / Secom TSE

Cidadãos sem título de eleitor ou com pendências têm menos de um mês para emitir ou regularizar o documento. O prazo vai até 8 de maio, quando se encerra o período de cadastro eleitoral. Na mesma data, termina, também, o prazo para cadastro da biometria - que pode ser realizado no cartório eleitoral mais próximo do domicílio do eleitor.

Para enfatizar o último mês do prazo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou ontem (8) uma campanha nas redes sociais de alerta aos eleitores, para não deixarem a emissão ou regularização do documento para a última hora.

Os prazos fazem parte do calendário eleitoral das eleições 2024, determinado por uma resolução da Justiça Eleitoral. O calendário, divulgado pelo Portal Costa Norte,  determina as datas limites para ações dos partidos políticos, federações, candidatas e candidatos e também para eleitoras e eleitores. Dados do TSE apontam que, nos primeiros três meses deste ano,  mais de um milhão de brasileiros procuraram a Justiça Eleitoral para emitir ou resolver pendências no documento.

As ações de regularização da Justiça Eleitoral tendem a se intensificar neste mês, e também se desdobram no litoral paulista, no qual uma apuração do Portal Costa Norte, com base em dados da Justiça Eleitoral, mostrou que, até março deste ano, 20 em cada 100 dos 1,9 milhão de eleitores estão com título cancelado ou suspenso.

No começo do mês, uma ação da Zona Eleitoral de Santos atendeu mais de 200 eleitores, na região norte de Bertioga. Uma funcionária do posto eleitoral da cidade disse ao Portal Costa Norte que “foram mais de 200 atendimentos e mais de 150 títulos regularizados, além de certidões emitidas e informações gerais aos eleitores”. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!