CANOAGEM

Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro passa por três cidades do litoral de SP

Prova é uma das mais tradicionais do país e está na 21ª edição; remador ativo mais antigo do Brasil, Fernando Mota, será homenageado

Redação
Publicado em 15/03/2024, às 08h00

FacebookTwitterWhatsApp
Largada da Volta à Ilha de Santo Amaro será às 7h45, deste sábado 16 - Divulgação/ VISA
Largada da Volta à Ilha de Santo Amaro será às 7h45, deste sábado 16 - Divulgação/ VISA

Em 2024, a Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas chega à sua 21ª edição. A prova ocorre neste sábado (16), com largada e chegada na praia da Aparecida, em Santos. A competição segue com seus já tradicionais 75km de percurso ininterrupto no mar, entre costeiras e trechos mais afastados, no canal de Bertioga e no porto de Santos, exigindo força, sincronia, resistência e estratégia entre os competidores.

Algumas das principais equipes do país já estão confirmadas e competirão com nove atletas, por meio de revezamento, durante todo o percurso, uma vez que seis competidores sempre ficam remando e três acompanham no barco de apoio.

A equipe bertioguense Brucutus, comandada por Everdan Riesco, concorreu em todas as edições da competição. Diz ele: “As expectativas são sempre as melhores, estamos com um grupo muito comprometido de novos atletas em uma nova fase, atletas motivados e muito disciplinados. Treinamos das 7h às 7h, dia sim, dia não. Hoje me tornei o único atleta do Brasil a participar de todas as edições, já dei a Volta do Guarujá, minha terra natal 25 vezes, 20 de canoa oc6 e 5, de canoa individual”.

equipe Brucutus de Canoa Havaiana
Everdan Riesco, segundo à esquerda, e sua equipe de remadores - Arquivo pessoal/ Everdan Riesco

Entre as categorias que a competição contempla, estão a masculina e feminina open, mista open e também masculinas e femininas 40+ e 50+. O idealizador do evento, Fábio Paiva, é um dos maiores entusiastas da modalidade no Brasil. "Deveremos ter uma prova extremamente disputada, já que temos notícia de que várias equipes estão se preparando de uma forma intensa e organizada", diz.

A prova passará por três cidades, com a largada na praia da Aparecida, em Santos;  os atletas seguem em direção à ilha das Palmas. Depois, passam a costear a ilha de Santo Amaro, na qual fica Guarujá, primeiro no mar, com chances de ondulação, até o Forte de São João, em Bertioga. De lá, seguirão pelo rio até o porto de Santos, para seguirem pelo trecho final até o ponto de partida.

Às 15h, um momento especial está reservado para homenagear Fernando Mota, reconhecido como o remador ativo mais antigo do Brasil. A homenagem celebra sua trajetória e também destaca sua contribuição para a expansão e popularização do esporte. Confira a programação completa: 

  • 7h - Horário para embarque nas lanchas;
  • 7h30 - Roda de energia enaltecendo o mês da mulher, com cerimonial de largada;
  • 7h45 - Largada da prova - Todas as embarcações sairão da ponte Edgard Perdigão (Av. Alm. Saldanha da Gama 43 - Ponta da Praia - Santos);
  • 15h - Premiação e homenagens - Todas as atividades em terra serão em frente a Escola Técnica Dona Escolástica Rosa (avenida Bartolomeu de Gusmão, 111 - Aparecida - Santos).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!