ESPORTES

Jovem de Bertioga se torna vice-campeã da Copa São Paulo de Judô

Julia Kato Lima, atleta de apenas 13 anos, já coleciona dezenas de medalhas, conquistadas em apenas oito anos de carreira

Matheus Alves
Publicado em 29/03/2024, às 15h31

FacebookTwitterWhatsApp
Julia foi um dos maiores destaques na Copa São Paulo de Judô - Arquivo pessoal
Julia foi um dos maiores destaques na Copa São Paulo de Judô - Arquivo pessoal

A jovem atleta Julia Kato Lima, de 13 anos, desde cedo vem conquistando a vitória em diversos campeonatos, municipais, regionais ou estaduais, e desta vez chegou o momento de mostrar seu talento em um dos campeonatos mais importantes da modalidade na América Latina.

Em meados de março, a judoca se tornou vice-campeã em sua categoria na Copa São Paulo de Judô e trouxe a medalha de prata para Bertioga, se consagrando como um dos maiores nomes do esporte na região da Baixada Santista.

“É um sentimento indescritível. Foi o resultado de muita preparação e disciplina. Se não fosse por meus colegas de treino e meu sensei eu não teria conquistado esta vitória tão importante”, afirmou Julia, em entrevista exclusiva para o Portal Costa Norte.

Julia Kato participando da Copa São Paulo de Judô em 2024
A disputa que deu o vice-campeonato para Julia aconteceu no dia 17 deste mês

A jovem atleta revela que os desafios começam antes mesmo de subir no tatame: “O atleta precisa bater o peso, e isso por si só pode mexer no psicológico da pessoa. É preciso fortalecer a mente além do corpo”, declarou a judoca.

A judoca disputou na categoria sub 15 médio, até 57 kg. No início do mês ela já havia disputado a seletiva estadual para o Campeonato Brasileiro, em Curitiba.

O pai de Julia, o sensei Alexandre Lima, comenta que mesmo não sendo mais o treinador de sua filha os resultados que ela vem conquistando dão orgulho: “Como pai eu filho muito alegre com a vitória dela. As vezes é difícil separar o pessoal do profissional, principalmente quando vamos analisar tecnicamente o desempenho”.

A jovem revelação do judô treina na Vila do Bem de Boraceia, localizado no extremo norte da cidade de Bertioga. Alexandre é professor neste polo: “Existe o programa da prefeitura que atende cerca de 40 alunos, mas também temos um projeto social realizado pela Associação Desportiva Cristã através do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente que atende com judô e jiu-jitsu em Guaratuba (Escola José Carlos Buzinaro), Boraceia (EMEIF BORACEIA) e Chácaras Mogiano (Instituto Boraceia jiu-jitsu), no total são cerca de 150 atendimentos”, explica o pai de Julia Kato.

Matheus Alves

Matheus Alves

Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!