COMBATE AO ASSÉDIO

Colaboradoras da BTP lideram evento contra assédio no setor aquaviário

Evento realizado em Brasília, reuniu representantes de órgãos públicos, empresas privadas e ativistas para debater o tema de combate ao assédio

Redação
Publicado em 23/12/2023, às 08h00

FacebookTwitterWhatsApp
Mulheres da BTP protagonizam lançamento do Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário - Divulgação / BTP
Mulheres da BTP protagonizam lançamento do Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário - Divulgação / BTP

Um grupo de seis colaboradoras da Brasil Terminal Portuário (BTP) representou o terminal de contêineres, em Brasília, na terça-feira (12), no evento de lançamento da elaboração do Guia de Enfretamento ao Assédio no Setor Aquaviário.

O guia será produzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e com a Women’s International Shipping &Trading Association– Brazil (WISTABrazil), e será o primeiro material do gênero no setor aquaviário.

Convidada pela BTP para ser uma das representantes do terminal de contêineres no evento, Cilene Turatti, secretária executiva com cinco anos de atuação no setor portuário, enaltece a importância da presença das mulheres portuárias no lançamento.

“A nossa participação reforça o engajamento da BTP com o tema, bem como a preocupação da empresa em garantir um ambiente de trabalho seguro para que todos possam desempenhar suas atividades com a certeza de que estão protegidos”, afirma.

Turatti, em nome do grupo de participantes, reforça ainda que a criação de um guia de boas práticas para o combate ao assédio contra mulheres que trabalham nos portos e na navegação brasileira trará muitos ganhos ao segmento.

Também representaram a BTP no evento as colaboradoras: Carla Carolina Pecora Gomes, coordenadora Jurídico & Compliance; Cristhiane Vojevodovas Ramos, especialista em Projetos PMO; Ellen Thaís Novoa, conferente; Letícia dos Santos Mendonça Silva, operadora de Equipamentos III; e Luciana Guerise, gerente de Relações Institucionais.

A BTP conta, em 2023, com 149 mulheres em seu quadro de colaboradores diretos, sendo que 50% dessas mulheres trabalham em cargos de operação portuária, do gate aos grandes equipamentos utilizados para movimentação de contêineres.

Conheça mais sobre a BTP  

Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no porto de Santos, a empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais da área portuária no país. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da modalidade new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, também prestando serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP obteve as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional). Mais informações estão no portal www.btp.com.br e nas redes sociais oficiais: @brasilterminalportuario. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!