EM DIA COM A POLÍTICA

Conexão Brasília x São Vicente

Chefe do executivo vicentino está na capital federal

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 13/03/2024, às 17h22 - Atualizado em 14/03/2024, às 09h36

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeito posa para foto no Palácio do Planalto - SEICOM/ SÃO VICENTE
Prefeito posa para foto no Palácio do Planalto - SEICOM/ SÃO VICENTE

O primeiro dia de agenda do prefeito Kayo Amado (Podemos), em Brasília, começou com uma visita ao Palácio do Planalto, prestigiando o anúncio da construção de 100 institutos federais, que contemplarão algumas cidades do Brasil, dentre elas, São Vicente. A conquista foi oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ex-aluno do Instituto Federal de Cubatão, o prefeito enalteceu a iniciativa do governo federal e destacou o potencial de transformação que a futura entrega pode proporcionar ao município, com mais desenvolvimento, geração de emprego e novas perspectivas. "O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia é uma escola que transforma vidas e trajetórias. É a oportunidade da realização de cursos fantásticos, como técnicos e ensino médio profissionalizante, oferecendo até mesmo graduações. Receber um equipamento dessa magnitude, em São Vicente, nos trará, sem dúvidas, a oportunidade de mudar o rumo da cidade. Ficamos muito felizes em fazer parte deste seleto grupo de 100 municípios contemplados no país e um dos 12, no estado", comemorou Kayo. A prefeitura faz um estudo de possíveis áreas para a alocação do futuro Instituto Federal de São Vicente.

Cultura e turismo

Kayo Amado também esteve com o presidente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, para avançar na elaboração do projeto de engenharia do Porto das Naus, que será viabilizado com recursos do governo federal, via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Parceria

O prefeito ainda se reuniu com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e a deputada federal Renata Abreu. No encontro, foram discutidos o potencial econômico de São Vicente e o estreitamento entre ministério e município.

Saúde

Além disso, Kayo conversou com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e apresentou demandas represadas junto ao governo federal; ta,bém solicitou apoio para o custeio da saúde.

Segurança

Em meio a uma onda de ataques a ônibus, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) fará, amanhã (14), a inauguração da sede do Grupamento Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), que integra o efetivo armado da Guarda Civil Municipal (GCM).

Reforço

Localizado na avenida Conselheiro Nébias, no bairro Paquetá, o novo equipamento da GCM é mais um investimento do município, para o reforço da segurança da população, bem como da região central da cidade, por meio do programa Santos Mais Segura.

Repulsa

Após três ônibus das linhas municipais serem atacados, Rogério postou um vídeo nas redes, mostrando indignação e cobrando ação dos agentes de segurança, para coibir a execução desse tipo de crime.

Estudos

A prefeitura de Cubatão divulgou os resultados do diagnóstico socioeconômico realizado na Vila Esperança. O estudo faz um levantamento do bairro, com dados sobre a população e seu modo de viver, além de atualizar a situação cadastral dos moradores.

Raio X

De acordo com o prefeito Ademario Oliveira (PSDB), a pesquisa servirá de base para construção de políticas públicas para o bairro, uma das áreas mais carentes da Baixada Santista, que passa por ampla urbanização. O estudo foi capitaneado pela Secretaria de Habitação (Sehab).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!