CALORÃO

Outono deve começar fervendo no litoral de SP, mas vem mudança de tempo por aí

Frente fria só deve trazer alívio para o litoral de SP no fim da semana; outono começa na quarta-feira (20), com máximas acima dos 30 graus

Esther Zancan
Publicado em 18/03/2024, às 09h01 - Atualizado às 09h27

FacebookTwitterWhatsApp
Na quinta-feira (21), as temperaturas podem chegar aos 37 graus na Baixada Santista - Esther Zancan
Na quinta-feira (21), as temperaturas podem chegar aos 37 graus na Baixada Santista - Esther Zancan

O último fim de semana do verão foi de muito calor no litoral de São Paulo. E a tendência é que o outono, que começa às 00h06 de quarta-feira (20), ainda comece bem quente. De acordo com o Instituto Climatempo, as altas temperaturas devem prosseguir até a quinta-feira (21). Uma mudança mais significativa no tempo deve acontecer apenas na sexta-feira (22), quando a passagem de uma frente fria tem tudo para colocar um ponto final no bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor. 

A situação que difere da semana passada é que, agora, as tradicionais chuvas de verão, aquelas pancadas de forte intensidade entre a tarde e a noite, retornam. Elas já ocorreram na tarde de domingo, em alguns locais do litoral paulista, com muitas descargas elétricas. Confira agora a previsão do tempo para os próximos dias, segundo o Climatempo. 

Nesta segunda-feira (18), o dia deve ser de sol entre nuvens, com pancadas de chuva a partir da tarde, que podem vir acompanhadas de trovoadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta laranja (perigo) ativo até às 18 horas, para onda de calor, em todo litoral de São Paulo. Na Baixada Santista, os termômetros devem oscilar entre os 24 e 30 graus. No litoral norte, entre os 24 e 32 graus.

Na terça-feira (19), mesma situação de sol, de manhã, e pancadas de chuva, que podem ser fortes, a partir do período da tarde. Na Baixada Santista, as temperaturas oscilam entre os 23 e 30 graus. No litoral norte, entre 23 e 31 graus.

O outono chega na quarta-feira (20), mas os termômetros permanecem como no verão, com temperaturas entre 24 e 31 graus, na Baixada Santista, e 24 e 33, no litoral norte. O dia deve ser típico de verão, também, com sol e pancadas de chuva a partir da tarde.

Prepare-se para quinta-feira (21). A aproximação da frente fria deve fazer as temperaturas dispararem. O dia começa com sol, mas logo as nuvens aumentam e estão previstas chuvas fortes a partir da tarde. Na Baixada Santista, os termômetros devem marcar entre 23 e 37 graus. No litoral norte, entre 24 e 36 graus.

A sexta-feira (22) deve trazer o tão sonhado refresco. Dia chuvoso no litoral paulista. Em alguns locais, a chuva  de forte intensidade. Na Baixada Santista, as temperaturas oscilam oscilar entre os 21 e 26 graus. No litoral norte, entre 20 e 27 graus.

A previsão para o fim de semana, por enquanto, é de predomínio da chuva, principalmente, no sábado (23). Neste dia, as temperaturas devem cair, com máxima de apenas 23 graus, no litoral. No domingo (24), o sol pode até voltar a dar as caras, mas a chuva ainda deve predominar. As temperaturas voltam a subir, mas nada comparado ao visto ( e sentido) neste fim de verão.

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!