QUE SUSTO

Forte onda derruba e arrasta turistas durante ressaca em Bertioga | ASSISTA

Banhistas ignoraram a força da maré e foram surpreendidos pelas ondas enquanto apreciavam o mar revolto na Riviera de São Lourenço; mar ressacado tomou conta da faixa de areia das praias do litoral paulista

Lenildo Silva
Publicado em 03/04/2023, às 10h55 - Atualizado às 11h35

FacebookTwitterWhatsApp
Ressaca marítima em Santos - Arquivo Divulgação/PMS
Ressaca marítima em Santos - Arquivo Divulgação/PMS

A praia é um lugar agradável para se refrescar e relaxar, mas pode se tornar perigosa durante uma ressaca. As ondas ficam mais fortes e mais altas do que o normal, o que pode ser perigoso para banhistas imprudentes.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Devido à passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, um ciclone-bomba foi formado em alto mar durante este fim de semana, as praias de todo o litoral paulista ficaram extremamente agitadas pela ressaca.

Na Praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga, os turistas ignoraram os alertas de ressaca e foram à praia na manhã de ontem (2), mas o lazer à beira-mar durou pouco, pois as fortes ondas tomaram conta da faixa de areia e “colocaram todo mundo para correr”.

Um vídeo obtido pela reportagem flagrou o exato momento em que fortes ondas derrubaram banhistas que estavam apreciando o mar embaixo de uma tenda. Eles estavam sentados em cadeiras de praia e foram arrastados pela força da maré. Apesar do susto, ninguém se afogou.

Veja o vídeo

As ondas em Bertioga ficaram acima de 2,5 m durante toda a madrugada de domingo e pico de 3 metros pela manhã. Já o nível do mar atingiu 1,9 m na Praia da Enseada e passou dos 2 m entre a Praia da Riviera e a Praia de Boracéia.

O que é ressaca marítima

Ressaca marítima em Santos (Arquivo Divulgação/PMS)

A ressaca é um fenômeno natural que ocorre em regiões costeiras durante certas condições climáticas e oceanográficas. Ela se caracteriza pelo aumento da altura e força das ondas, que podem ser perigosas para atividades aquáticas e para banhistas.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Ela geralmente ocorre quando há um aumento na velocidade e na direção do vento, o que causa um acúmulo de ondas em um determinado trecho da costa. Além disso, a ressaca também pode ser causada por tempestades, furacões e outras condições climáticas extremas.

Durante a ressaca, as ondas podem ficar muito mais altas do que o normal, atingir a costa com mais força, causar erosão na praia e arrastar objetos e pessoas.

Portanto, é importante que as pessoas estejam sempre atentas aos avisos das autoridades locais e sigam as orientações de segurança para evitar acidentes.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!