DENGUE NO LITORAL

Mutirões em Bertioga eliminam mais de 750 criadouros do mosquito Aedes aegypti

Região enfrenta aumento nos casos de dengue, em 2024; autoridades intensificam esforços para combater o mosquito transmissor

Redação
Publicado em 27/02/2024, às 14h08

FacebookTwitterWhatsApp
Cidade já registrou cerca de 800 casos de dengue, em 2024 - Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Cidade já registrou cerca de 800 casos de dengue, em 2024 - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

A prefeitura de Bertioga intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em 2024, a cidade já registrou cerca de 800 casos de dengue e, como medida de prevenção, mais de 750 criadouros com larvas do mosquito foram eliminados durante mutirões.

As ações são realizadas por agentes de combate às endemias (ACEs) e equipes da Vigilância Sanitária, que visitam casas para eliminar focos do mosquito. Os criadouros são combatidos mecanicamente ou com produtos alternativos, como detergente e sal grosso.

A diretora de Vigilância em Saúde, Marly Inês dos Reis, reforça a importância da colaboração da população: "É fundamental receber os agentes em suas casas, para que eles possam verificar possíveis criadouros. A prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito e as doenças que ele transmite."

Cuidados caseiros

A população pode contribuir com cuidados caseiros, que devem ser realizados ao menos uma vez por semana, como verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; retirar pratos debaixo dos vasos de plantas, ou colocar areia; limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina, lavar o recipiente e trocar a água dos pets diariamente, entre outros. De acordo com a Secretaria de Saúde, outra medida de prevenção, além da eliminação dos focos em seu imóvel, é utilizar diariamente um repelente de qualidade, com registro na Anvisa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!