FISCALIZAÇÃO NA PRAIA

Após apreensões de caixas de som na praia, denúncias caem 96% em Guarujá (SP)

Fiscalização na faixa de areia começou em 8 de janeiro, após explosão de chamados à GCM, sobre música alta na praia

Redação
Publicado em 25/01/2024, às 15h44

FacebookTwitterWhatsApp
Operação contra som alto retirou 85 aparelhos das faixas de areia e apreendeu outros 20 - Divulgação PMG
Operação contra som alto retirou 85 aparelhos das faixas de areia e apreendeu outros 20 - Divulgação PMG

Em apenas duas semanas, a Central 153, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, no litoral de São Paulo, reduziu em 96% o número de chamados, por dia, relacionados às denúncias de som abusivo na praia. Em 11 de janeiro, a média era de 20 chamados por hora, com horário de pico das 13 às 14 horas.

Hoje, a média caiu para 20 chamados por dia. Os números foram apresentados na quarta-feira (24), no primeiro balanço da Operação Verão 2024, em reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

De acordo com a prefeitura, os números da apreensão de equipamentos de som, na faixa de areia das praias de Guarujá, demonstram a efetividade da ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). De 8 a 21 de janeiro, foram realizadas 815 orientações referentes ao som. Outros 85 aparelhos foram retirados do local e 20, apreendidos. No período, 121 animais foram retirados da areia.

Todos os dias, 80 guardas civis municipais, policiais militares em atividade delegada e fiscais integram a Operação Especial de Verão de Fiscalização 2024. As equipes percorrem as seis principais praias de Guarujá, distribuem material informativo e fiscalizam o cumprimento do Código Municipal de Posturas, que determina as regras de praia.

Segundo a Sedec, a redução de denúncias sobre som abusivo resulta da intensificação da fiscalização e das ações educativas. Os agentes orientam os banhistas sobre as regras de praia e, em caso de descumprimento, aplicam as penalidades previstas na legislação. Ainda de acordo com a administração municipal, a Operação Verão 2024 segue até 31 de março.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!