OPERAÇÃO VERÃO

Guarujá aperta o cerco contra caixas de som nas praias

Cidade possui lei contra emissão de ruídos na faixa de areia e calçadões; apreensão passou a valer na segunda (8); saiba o que mais é proibido por lá

Rebeca Freitas
Publicado em 09/01/2024, às 15h50 - Atualizado às 15h59

FacebookTwitterWhatsApp
É proibido o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia, jardins e calçadões - Divulgação/ Prefeitura de Guarujá
É proibido o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia, jardins e calçadões - Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

Agentes de fiscalização de Guarujá devem apreender caixas de som ligadas nas praias da cidade. A medida, que vale até para quem está com o aparelho em som baixo, começou a valer na segunda-feira (8). Segundo o Código de Posturas Municipal, é proibido o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia, jardins e calçadões. 

Até então, a rotina era orientar, conversar e solicitar o desligamento do aparelho. Porém, a operação de fiscalização durante as festas de fim de ano registrou 4.711 equipamentos de som na faixa de areia, apesar da orientação das equipes, distribuição de material informativo e placas de aviso nos calçadões. No período, foram distribuídos 7.855 panfletos informativos ao longo das praias mais movimentadas, orientando banhistas e ambulantes sobre práticas proibitivas.

Além de caixa de som, também não é permitido nas praias de Guarujá:

  • animais na faixa de areia;
  • tendas ou barracas;
  • churrasqueiras;
  • trânsito de bicicletas. 

Em finais de semana prolongados, feriados e temporadas, a operação deve ser intensificada. É possível que haja ainda a aplicação de multa, que varia entre R$ 400 e R$ 11 mil, de acordo com a gravidade da infração. Para reclamações ou denúncias sobre irregularidades, é possível acionar o número 153 da GCM e registrar a queixa.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!