HERÓI SEM CAPA

Bombeiro salva bebê de 4 dias engasgado em Guarujá; veja vídeo

Resgate foi realizado dentro do Estação de Bombeiros de Guarujá; após o resgate, o bombeiro ensinou a manobra de Heimlich, como é chamada, aos pais

Redação
Publicado em 27/02/2024, às 09h27

FacebookTwitterWhatsApp
Pais do pequeno Gael foram até a estação dos bombeiros para pedir ajuda - Fotos: divulgação  6° Grupamento de Bombeiros
Pais do pequeno Gael foram até a estação dos bombeiros para pedir ajuda - Fotos: divulgação 6° Grupamento de Bombeiros

Um bebê de apenas 4 dias de vida foi salvo por um bombeiro, na sexta-feira (24), na Estação de Bombeiros de Guarujá, no litoral de São Paulo. O recém-nascido engasgou-se e seus pais, desesperados, correram para o local em busca de socorro.

O soldado Marcos Corrêa estava de sentinela quando foi solicitado pelos pais Luiz Cesar e Geovana Mesquita, que entraram na estação com o pequeno Gael no colo, pedindo ajuda para o filho. O soldado agiu rápido e realizou os procedimentos de desobstrução das vias aéreas do bebê.

Segundo o 6º Grupamento de Bombeiros da Baixada Santista e Vale do Ribeira, na primeira manobra de Heimlich, o bebê voltou a respirar imediatamente, e o bombeiro, além de tranquilizar os pais, ensinou-lhes a prática da manobra para que pudessem atuar em situações semelhantes.

Orientados a passar por consulta médica, os pais recusaram a viatura do Corpo de Bombeiros e se deslocaram por meios próprios. Gael passou por atendimento e recebeu alta médica em seguida. Ele passa bem e está em casa com seus pais.

Assista ao vídeo

O que é a manobra de Heimlich e como fazer?

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros muito utilizada em casos de emergências relacionadas à asfixia. O engasgamento é causado por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho entalado nas vias respiratórias que impeça a pessoa de respirar.

O procedimento é feito de forma cuidadosa e para realizá-lo a pessoa precisa abraçar a criança por trás e fazer compressões abaixo das costelas, de baixo para cima, até que consiga visualizar o objeto que causou o engasgo ser expelido pela boca.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!