TRAGÉDIA

Turista de Campinas morre afogado em praia do litoral de SP

Vítima foi arrastada por corrente de retorno e estava desaparecida no mar desde ontem (12); turista estava no litoral com a namorada e um casal de amigos

Redação
Publicado em 13/12/2023, às 16h08

FacebookTwitterWhatsApp
Populares encontraram o corpo no mar 24 horas depois do desaparecimento - Divulgação GBMar
Populares encontraram o corpo no mar 24 horas depois do desaparecimento - Divulgação GBMar

O corpo do turista que se afogou na Praia das Pitangueiras, em Guarujá, no litoral de São Paulo, no início da tarde de ontem (12), foi encontrado nesta quarta-feira (13), por volta das 13h, na Praia das Astúrias. A vítima teria sido arrastada por uma corrente de retorno quando desapareceu no mar.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o afogamento foi por volta das 12h30 de terça-feira (12). A vítima de 24 anos estava com a namorada e um casal de amigos, todos de Campinas, no interior de São Paulo.

De acordo com relato de testemunhas ao GBMar, a vítima não teria consumido álcool e estava no mar junto da namorada quando percebeu que já estava sendo puxado pela corrente de retorno.

O rapaz não conseguiu retornar a um local seguro a tempo e afundou no mar. O guarda-vidas mais próximo chegou minutos depois, mas a vítima já tinha desaparecido.

Após 24 horas do desaparecimento, o corpo da vítima foi encontrado por populares que estavam na Praia das Astúrias. O GBMar foi acionado e informou que as características do desaparecido batem com o corpo encontrado.

Ainda de acordo com o grupamento, o turista era a única vítima oficiamente desaparecida na região. O cadáver foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande onde será reconhecido oficialmente por familiares.

Corrente de retorno

Quase imperceptíveis para quem não está habituado aos movimentos do mar, as correntes de retorno estão relacionadas com a grande maioria das mortes por afogamento nas praias do litoral de São Paulo.

Esse fenômeno, popularmente conhecido como correnteza, ocorre quando há uma convergência de duas ondas. Nesse ponto de encontro, o volume de água vai ser maior, assim como a energia. Então, em vez da energia da onda se dissipar no espraiamento depois da arrebentação, ela retorna para a arrebentação. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!