TAPA NO VISUAL

Itanhaém: obras de recuperação da Passarela de Anchieta avançam

Um dos mais belos e visitados cenários de Itanhaém, Passarela de Anchieta deve ter trabalhos finalizados antes da próxima temporada de verão

Redação
Publicado em 27/09/2023, às 14h15

FacebookTwitterWhatsApp
As madeiras de eucalipto desgastadas da passarela já foram retiradas e estão sendo substituídas - Prefeitura de Itanhaém
As madeiras de eucalipto desgastadas da passarela já foram retiradas e estão sendo substituídas - Prefeitura de Itanhaém

Um dos cartões-postais de Itanhaém está ganhando cara nova. A obras de recuperação da Passarela de Anchieta estão avançadas, segundo a prefeitura da cidade do litoral sul de São Paulo. Os trabalhos foram iniciados por meio das secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano e Turismo, há mais ou menos 60 dias e devem ser finalizados antes da próxima temporada de verão.

As madeiras de eucalipto desgastadas já foram retiradas e estão sendo substituídas. As vigas estruturais e o guarda-corpo já foram recolocados, com as madeiras lixadas, escovadas e a primeira camada de imunização.

Haverá ainda limpeza em toda a estrutura e instalação de novas lixeiras, além de novas camadas de imunização e vernização. Os trabalhos de recuperação se estendem por toda a extensão de 220 metros de comprimento por 1,60m de largura da estrutura.

História

Passarela de Anchieta, em Itanhaém
Passarela de Anchieta - Prefeitura de Itanhaém

Construída pela prefeitura de Itanhaém em 2005, em convênio com a Fundação Pró Beatificação de José de Anchieta, das Ilhas Canárias (terra natal de José de Anchieta), a Passarela de Anchieta está localizada entre os costões da praia da Gruta e da praia do Sonho. O ponto turístico costuma atrair mais de mil pessoas por dia durante a alta temporada.

Segundo a lenda, o caminho é o mesmo que São José de Anchieta percorria para chegar à Cama de Anchieta, uma pedra com belíssimo visual de entorno onde o beato costumava meditar, criar poemas e orar à Virgem da Conceição.

Investimentos

Os investimentos na recuperação da Passarela de Anchieta são oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Cidades Estâncias (DADETUR), do exercício 2022.

Fazem parte do pacote também a revitalização de mais um trecho da praia do Cibratel 1. Dessa vez, as obras compreendem a área entre a avenida Paulo Roberto Rezende de Campos Maia e a rua Dr. Frederico de S. Queiroz Filho. Ganhou novo traçado parte da avenida Dr. Edson Batista de Andrade, com a remoção de parte da área de gramado próxima às residências, além de lajotas retangulares, iluminação ornamental em LED, ciclovia, calçada e bancos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!