PRAIA GRANDE 57 ANOS

Histórias de Praia Grande: Getúlio Vargas no Campo da Aviação

Para comemorar o aniversário de 57 anos de Praia Grande, o Portal Costa Norte traz este episódio pouco conhecido, contado pelo historiador Claudio Sterque

Esther Zancan
Publicado em 17/01/2024, às 14h46 - Atualizado às 14h57

FacebookTwitterWhatsApp
Avião Lockheed L-18 Lodestar FAB VC 66 foi o primeiro avião presidencial da história do Brasil - Arquivo Nacional/Acervo Claudio Sterque
Avião Lockheed L-18 Lodestar FAB VC 66 foi o primeiro avião presidencial da história do Brasil - Arquivo Nacional/Acervo Claudio Sterque

Nesta semana em que Praia Grande comemora seus 57 anos de emancipação político-administrativa, o Portal Costa Norte traz algumas curiosidades da cidade que, apesar de ser uma “jovem senhora”, tem muita história para contar. E uma delas envolve uma figura emblemática da história do Brasil e do icônico Campo da Aviação, desativado há mais de 20 anos.

Quem relembrou este capítulo pouco conhecido da história praia-grandense foi o historiador Claudio Sterque, em sua página no Facebook. Sterque contou como foi a única passagem do presidente Getúlio Vargas por Praia Grande, no dia 2 de julho de 1945. Vargas tinha vindo à região para inaugurar dois pontos conhecidos da cidade de Santos: o prédio atual da Santa Casa e o Aquário Municipal, na Ponta da Praia. 

Getúlio Vargas na inauguração de prédio da Santa Casa de Santos
Getúlio Vargas na inauguração do prédio atual da Santa Casa de Santos - Santa Casa de Santos

Getúlio Vargas saiu da capital federal, na época, o Rio de Janeiro, no avião Lockheed L-18 Lodestar FAB VC 66, em um voo direto para o Campo da Aviação, em Praia Grande que, em 1945, ainda fazia parte de São Vicente. Segundo Sterque, essa aeronave, adquirida três anos antes, foi o primeiro avião presidencial da história do Brasil.

O historiador lembrou que, naqueles tempos, a distância entre o Campo de Aviação e a ponte Pênsil levava horas para ser percorrida, por causa dos mangues e das péssimas condições da avenida dos Tupiniquins que, até hoje, dá acesso à ponte. Devido à passagem do presidente, a avenida recebeu pedriscos em toda a sua extensão pela primeira vez, ainda que fosse a principal estrada de acesso a Praia Grande e já com muito movimento desde 1914, quando a ponte Pênsil foi inaugurada.

Essa foi a primeira vez que uma aeronave presidencial pousou em Praia Grande. Trinta anos depois, o presidente Ernesto Geisel, em sua visita à cidade, pousou no Campo da Aviação com um helicóptero da Presidência da República. O Campo da Aviação foi desativado para pousos e decolagens em 2002. 

Campo da Aviação em 1933
Rara imagem aérea do Campo da Aviação em 1933 - Solange Galante/ Acervo Claudio Sterque

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!