PARABÉNS, PG!

Praia Grande comemora 57 anos com fogos do Réveillon

Cidade chega aos 57 anos de emancipação político-administrativa, na sexta-feira (19), com diversas atrações; confira a programação e um pouco de sua história

Redação
Publicado em 16/01/2024, às 15h05 - Atualizado às 15h20

FacebookTwitterWhatsApp
Show pirotécnico será na orla do Canto do Forte a partir das 19h30 de sexta-feira (19) - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Show pirotécnico será na orla do Canto do Forte a partir das 19h30 de sexta-feira (19) - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Boa notícia para quem esperou para ver a queima de fogos do Réveillon de Praia Grande e teve os planos frustrados pela ressaca marítima que, literalmente, naufragou o projeto de um belo show pirotécnico. A prefeitura da cidade anunciou, nesta terça-feira (16) que, entre as diversas atividades programadas para o aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande, na sexta-feira, 19 de janeiro, haverá uma queima de fogos sem estampido, com os fogos que sobraram da festa cancelada para a entrada de 2024.

O show pirotécnico vai começar às 19h30, após o término da Caminhada dos Emancipadores, na orla do bairro Canto do Forte. Já a partir das 17 horas, acontece a cerimônia cívica em tributo aos emancipadores, na Arena Guilhermina, montada na orla do bairro Guilhermina, na direção da rua Leblon. Em seguida, será realizada  homenagem com entrega de Medalhas de Honra ao Mérito  aos cidadãos e instituições que se destacaram nos campos cultural, científico, artístico, desportivo, cívico ou de assistência social.

Entre os homenageados este ano, estão profissionais de assistência social, comerciantes, ambulantes, feirantes, artesãos e voluntários em unidades e eventos municipais.

Totem iluminado PG 57
Praia Grande completa 57 anos de emancipação na sexta-feira, 19 de janeiro - Esther Zancan

Logo após a cerimônia, no mesmo local, será dada a largada à tradicional Caminhada dos Emancipadores, com início previsto para às 18h30, em um trajeto com muita descontração. Mais de 4 mil pessoas se inscreveram para o evento e outras centenas devem participar da atividade. A caminhada é aberta ao público e será animada por um trio elétrico durante todo o trajeto, até a chegada na arena do Canto do Forte, quando começa a queima de fogos sem estampido, que iluminará o céu praia-grandense.

E não para por aí.  A partir das 22 horas, a comemoração será no Kartódromo Municipal. A cantora Mari Fernandez e o grupo Menos é Mais apresentarão seus grandes sucessos no palco do Estação Verão Show. O Kartódromo Municipal fica no bairro Sítio do Campo, bem próximo ao terminal Tude Bastos. 

História

Insatisfeitos com a falta de infraestrutura, sem oferta de saneamento, escolas, transporte, hospitais, abastecimento de água, luz, vias de acesso, moradores viram a possibilidade de se desmembrar da cidade de São Vicente, para que a Praia Grande ganhasse autonomia. Em 1953, Júlio Secco de Carvalho liderou o movimento juntamente com Nestor Ferreira da Rocha, Heitor Sanchez Toschi, Israel Grimaldi Milani e Dorivaldo Loria Júnior, entre outros.

Orla de Praia Grande na década de 1960
Orla de Praia Grande na década de 1960 - Acervo Claudio Sterque

Houve muita resistência por parte de São Vicente, pois significava a perda de quase 23 quilômetros de praias. Foi realizado, em 1963, um plebiscito, que é a maneira pela qual, numa democracia, a população faz sua escolha por meio do voto. Mas isso não garantiu ainda a emancipação da cidade. Só em 19 de janeiro de 1967 ela se realizou. O engenheiro Nicolau Paal foi nomeado interventor federal no município, com instalação provisória da prefeitura no Ocian Praia Clube. A primeira eleição municipal na Praia Grande foi realizada em 15 de novembro de 1968, quando foi eleito o primeiro,  Dorivaldo Loria Júnior.

Desenvolvimento

Sabia que Praia Grande atrai cerca de 8 mil novos moradores por ano? Tal índice fez com que o município passasse de 262.051 moradores, em 2010, para 349.935 habitantes, em 2022, de acordo com dados do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São pessoas de todo o estado, inclusive da Baixada Santista,  atraídas pela infraestrutura, desenvolvimento e qualidade de vida que a cidade oferece.

Orla de Praia Grande atualmente
Orla de Praia Grande nos dias atuais - Site Turismo Praia Grande

Além disso, Praia Grande é a segunda cidade mais visitada do estado de São Paulo, durante a temporada de verão, e a quarta do Brasil. Tendo no incentivo ao turismo uma de suas principais vertentes de desenvolvimento econômico, além do comércio e de possuir grande potencial logístico e de áreas para abrigar centros de distribuições.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!