SÃO SEBASTIÃO

Moradores da Vila Sahy fazem passeata contra demolição de casas

Após pedido de evacuação e demolição de 893 residências na Vila Sahy, comunidade pretende expressar sua indignação neste domingo (3)

Redação
Publicado em 03/12/2023, às 09h03

FacebookTwitterWhatsApp
Movimento busca justiça e moradia digna - Divulgação Amovila
Movimento busca justiça e moradia digna - Divulgação Amovila

Depois da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo entrar na Justiça com um pedido de evacuação e demolição de 893 residências na Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, um dos locais mais afetados pela tragédia das chuvas no litoral norte de São Paulo em fevereiro deste ano, moradores realizam uma passeata na manhã deste domingo (3).

Segundo a Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila), a passeata pacífica seguirá até a praia durante o evento de natação Fuga das Ilhas. A comunidade pretende expressar sua indignação diante da iminente demolição de lares pelo governo estadual.

Ainda de acordo com a Amovila, o movimento busca justiça e moradia digna e pretende chamar a atenção da população e da imprensa. A comunidade se prepara para a luta pela permanência em seus lares, perto de seus trabalhos e nas vilas onde sonhos foram criados e realizados.

A Amovila diz que a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo), responsável pela construção das casas no bairro Baleia Verde, também na Costa Sul de São Sebastião, enfrenta baixa aderência na aquisição dos imóveis. A associação relatou que a promessa do governador Tarcísio de Freitas de doar casas para a população cedeu lugar à venda dos imóveis, o que acabou por gerar desconfiança na população. A localização alagadiça e a falta de confiança na área proposta também levaram os moradores a resistirem à mudança.

Imagem aérea da Vila Sahy
Vila Sahy foi um dos locais mais atingidos pela tragédia da chuvas em fevereiro deste ano - José Ricardo Souza/Sky Imagens

Em nota, a Amovila disse que, após 288 dias da tragédia de 19 de fevereiro de 2023, às vésperas de mais um verão e diante da iminente ameaça à moradia, a população da Vila Sahy se mobiliza para um chamado nacional por atenção e solidariedade, exigindo respostas e soluções efetivas dos governos federal, estadual e municipal. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!