PRECAUÇÃO

São Sebastião receberá sistema de sirenes para alerta sobre temporais

Equipamentos serão instalados em áreas de risco; previsão é que sistema esteja em funcionamento antes do início das chuvas de verão

Rebeca Freitas
Publicado em 12/09/2023, às 10h04

FacebookTwitterWhatsApp
Rua e casas tomadas por lama na Vila Sahy como resultado das chuvas que atingiram o município em fevereiro - Adriano Vizoni/ Folhapress
Rua e casas tomadas por lama na Vila Sahy como resultado das chuvas que atingiram o município em fevereiro - Adriano Vizoni/ Folhapress

São Sebastião será contemplada com um sistema de sirenes para alertar sobre temporais em áreas de risco; a previsão é que o sistema já esteja em funcionamento até o início da Operação Chuvas de Verão em dezembro.

O município foi assolado por uma catástrofe em fevereiro deste ano, que deixou 64 pessoas mortas. O volume de chuva que caiu ficou acima do previsto pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas Naturais (Cemaden) que esperava 250 milímetros, mas foram 682 mm em seis horas.

O investimento de cerca de R$ 4,6 milhões nos equipamentos de alerta será feito pela Defesa Civil do governo estadual. Também serão beneficiados os municípios de Guarujá e Franco da Rocha. Além da compra dos equipamentos, o investimento prevê a instalação das torres de transmissão.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, os critérios de escolha das cidades foram definidos com base no risco de deslizamentos e alagamentos, volume de chuva registrado, número de mortes recentes, pessoas desalojadas e desabrigadas e centro de operação e controle que já funcionem 24h no município. A operação dos sistemas de sirene deverá ser feita pelas prefeituras.

O governo estadual adotou o modelo do Centro de Operações Rio (COR) para prevenir desastres com o propósito de minimizar o risco de tragédias climáticas em São Paulo. A Defesa Civil do estado ainda estuda a implementação de um sistema de georreferenciamento para que pessoas em áreas de risco recebam ligação no celular, mesmo se ele estiver no silencioso.

O governo estadual também pretende implantar um sistema de radar para prever a chegada de frentes frias, possibilitando as precauções de forma mais ágil. Todos estes modelos, conforme o coronel Henguel, devem entrar em operação antes da Operação Verão.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!