PARABÉNS, SÃO VICENTE!

São Vicente 492 anos: viaje no tempo com imagens antigas da cidade

Embarque em uma viagem no "túnel do tempo" e acompanhe episódios como a construção da ponte Pênsil e a visita do golfinho Flipper à primeira cidade do Brasil

Esther Zancan
Publicado em 22/01/2024, às 10h02 - Atualizado às 10h27

FacebookTwitterWhatsApp
Ponte Pênsil, na década de 1930, e a famosa Casa das Bananadas - Acervo Claudio Sterque
Ponte Pênsil, na década de 1930, e a famosa Casa das Bananadas - Acervo Claudio Sterque

Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, a cidade mais antiga do Brasil “sopra velinhas”. São Vicente completa 492 anos de uma história riquíssima. E, para celebrar a data, o Portal Costa Norte traz uma seleção de imagens antigas da cidade, fornecidas pelo historiador Claudio Sterque que, apesar de ser da vizinho da cidade de Praia Grande, possui em seu admirável acervo muitas fotos da querida São Vicente. Confira e se emocione.

Foto de 1920, do pintor Benedito Calixto e sua família, em sua residência na rua Martim Afonso, no centro de São Vicente.

Benedito Calixto e família, no centro de São Vicente
Acervo Claudio Sterque

Imagem dos anos de 1930. Atualmente, encontra-se o prédio no qual fica o tradicional restaurante Gaudio. Sterque lembra que ele é o único edifício, na Baixada Santista, que conta em seu subsolo com um abrigo antiaéreo, construído na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. O abrigo foi pensado também como proteção aos ataques dos submarinos alemães

Esquina onde hoje é o restaurante Gaudio
São Vicente de Outrora/Acervo Claudio Sterque

Foto de 1912 de uma locomotiva transportando materiais para a construção da ponte Pênsil

Construção da Ponte Pênsil
Acervo Claudio Sterque

Mais uma imagem da construção da ponte Pênsil, em 1912.

Construção da Ponte Pênsil
Wagner Jorge/Acervo Claudio Sterque

Um capítulo triste da história vicentina. Imagem de 23 de dezembro de 1966, da queda do edifício Vista Linda, que ficava numa das pontas da ponte Pênsil, no sentido São Vicente -Praia Grande. Sterque lembra que uma pedra rolou do morro dos Barbosas e atingiu um dos pilares do edifício. Após duas horas, depois de todos os moradores serem evacuados pela Polícia Rodoviária, o prédio tombou para trás, sem deixar vítimas.

Edifício Vista Linda tombado
 José Antonio Marques Pereira/Acervo Claudio Sterque

Imagem do início do século passado da praça 22 de Janeiro,  com o monumento do IV Centenário do Brasil, projetado e desenhado por Benedito Calixto. Na foto é possível ver ainda a rua Padre Anchieta.

Praça 22 de janeiro
Acervo Claudio Sterque

Imagem de 1941 da mansão do barão Kurt Gustav Von Prietselwitz, atualmente sede do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, na rua Frei Gaspar, no centro de São Vicente.

Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente
IHGSV/Acervo Claudio Sterque

São Vicente nos anos 1920.

Vista aérea de São Vicente
Acervo Claudio Sterque

Foto de 1913, da avenida de acesso à ponte Pênsil.

Acesso à Ponte Pênsil
Acervo Claudio Sterque

E, para terminar essa nossa viagem no "túnel do tempo", uma lembrança que vai mexer com o emocional de muita gente: o golfinho Flipper, que se apresentava na orla do Itararé, entre as décadas de 1980 e 1990, no Oceanário que existia no local. Segundo informações do Blog Memória Santista, Flipper deixou São Vicente em janeiro de 1993, para um processo de readaptação à vida marinha em Laguna, Santa Catarina, onde havia sido capturado em 1984.

O momento da despedida do golfinho foi de comoção para os vicentinos e santistas. Ele retornou ao mar em março de 1993, mas acabou se dirigindo para as águas do litoral da Baixada Santista, algo que não é comum na espécie. Ele era monitorado e foi avistado na altura de Praia Grande, muito machucado. O animal provavelmente foi recusado pelos outros da espécie. Foi avistado pela última vez em 1995.

Golfinho Flipper
Marcus Monteforte/Acervo Claudio Sterque

Despedida do golfinho Flipper
 Flipper retornando para Santa Catarina, em 1993 - Blog Novo Milênio

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!