TRANSPORTE PÚBLICO

Bilhete Único para pessoas com deficiência na Baixada Santista

Aprovado na Comissão de Finanças da Alesp

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 10/04/2024, às 16h25

FacebookTwitterWhatsApp
Deputado estadual Paulo Corrêa Jr. durante sessão na Alesp - ALESP
Deputado estadual Paulo Corrêa Jr. durante sessão na Alesp - ALESP

O projeto de lei nº 502/2020, de autoria do deputado estadual Paulo Corrêa Jr. (PSD), que cria o Bilhete Único Metropolitano de Transporte Público para pessoas com deficiência na Baixada Santista, foi aprovado na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O que o Bilhete Único oferece?

Integração dos meios de transporte: permite a utilização de ônibus, trens e outros meios de transporte com um único cartão.
Acesso gratuito ilimitado: garante acesso gratuito e ilimitado a viagens metropolitanas para pessoas com deficiência, conforme previsto em lei.
Simplificação da burocracia: elimina a necessidade de comprovar a necessidade de transporte adaptado em cada município, através de uma carteira de identificação única para toda a região.

Financiamento do Bilhete Único

A complementação financeira para a aplicação do bilhete único será coberta pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e pelos municípios participantes do sistema. Os recursos virão do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) e da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM).

Próximos passos

Com a aprovação na Comissão de Finanças, o projeto segue para votação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Declaração do deputado

"Na Baixada Santista, é comum morar em uma cidade, trabalhar em outra e estudar em mais uma. Mas, para quem tem deficiência, essa mobilidade é um desafio. Imagine precisar provar sua necessidade de transporte adaptado em cada município por onde passa? É uma burocracia desnecessária e injusta. É preciso unificar o acesso e garantir que todos tenham os mesmos direitos, independente de onde estejam dentro da região”, explica Corrêa Jr.

De olho na Câmara!

A 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santos, realizada em 9 de maio de 2023, discutiu o uso de chafarizes.

Questão de higiene

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 33/2023, que altera o Código de Posturas do Município, foi apreciado em primeira discussão. O projeto autoriza a lavagem de roupas em chafarizes, fontes, tanques ou chuveiros públicos, localizados nas vias públicas e no jardim da orla da praia.

Outras restrições

O PLC também determina que barracas, tendas e outros tipos de abrigos não poderão ser armados em local público, exceto para a prestação de serviços públicos ou quando autorizados pela Prefeitura.

Venda de alimentos

O PLC nº 46/2023, que autoriza food trucks no comércio ambulante, foi devolvido para análise das comissões.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!