EM DIA COM A POLÍTICA

O xadrez político para 2024

Confira a coluna desta sexta-feira (15)

Danilo Martins e Thiago Reis Dantas
Publicado em 15/12/2023, às 16h25

FacebookTwitterWhatsApp
Rosana Valle está em seu segundo mandato no Congresso Nacional - ARQUIVO CN
Rosana Valle está em seu segundo mandato no Congresso Nacional - ARQUIVO CN

A presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, deputada federal Rosana Valle (PL), dará posse às presidentes da ala feminina do partido em 12 cidades do Vale do Paraíba neste sábado (09), em Campos do Jordão. Segundo Rosana, as presidentes empossadas do PL Mulher da região vão reforçar o trabalho de engajamento e filiação de mais lideranças femininas ao partido, com foco nas eleições municipais do ano que vem. Com o aval da presidente do PL Mulher Nacional, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, foram oficialmente constituídas as Executivas Municipais do PL Mulher da Baixada Santista e do PL Mulher Capital Paulista, com o mesmo propósito: fazer com que a sigla tenha mais candidatas aos cargos de vereadora, de vice-prefeita e de prefeita em 2024. 

Fala, deputada!

“O PL, não de hoje, é forte no Vale do Paraíba. Agora, vamos fomentar a ala feminina do partido na região. Com o PL Mulher estruturado, vamos potencializar o trabalho de base, trazer ainda mais mulheres para o projeto político da sigla e, certamente, vamos chegar com nomes fortes e chapas competitivas ao pleito municipal do ano que vem”, destaca Rosana, que está em seu segundo mandato no Congresso Nacional.

Qualificação

De acordo com Rosana, o partido está promovendo uma série de capacitações para recém-filiadas e pré-candidatas. Em paralelo, a sigla trabalha estrategicamente a montagem das chapas e da legenda nos municípios paulistas.

2024

“Nos últimos meses, desenvolvemos uma série de atividades e capacitações nas mais diversas áreas da Política, para que as novas filiadas cheguem qualificadas e competitivas nas eleições municipais de 2024. Este trabalho, somado ao alinhamento da população com a Direita Brasileira, será fundamental para a vitória do PL no ano que vem”, finaliza Rosana.

Também no sábado...

Amanhã (16), às 11 horas, na Praia do Boqueirão, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) fará o lançamento da Operação Verão Santos 2024, quando serão anunciadas as ações e investimentos da Prefeitura de Santos nas áreas de segurança e engenharia de tráfego para a temporada de verão.

CPI da Epidemia do Crack

A CPI da Epidemia do Crack, presidida pelo deputado Paulo Corrêa Jr (PSD), encerrou suas atividades nesta quinta-feira (14), com a aprovação do relatório final que será entregue hoje ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O documento possui mais de cento e dez laudas.

Agradecimento

“Muito obrigado a todos que participaram e se empenharam nesta luta. Tenho certeza de que a esperança de que dias melhores virão por meio das informações que tivemos nesta CPI”, afirma Corrêa Jr.

Dados

A comissão concluiu que existem quase 400.000 usuárias regulares de crack no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Frente da Adoção

O deputado estadual Caio França (PSB), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Adoção, anunciou o nome dos grupos de apoio à adoção selecionados pelo Conselho Deliberativo deste colegiado por meio do edital de emendas parlamentares. Os vencedores foram a Associação Beneficente ABID, de Indaiatuba/SP, e GAADI - GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO, de Itapetininga/SP, que serão contemplados com R$ 100 mil cada, totalizando R$ 200 mil. Este recurso é oriundo de emenda impositiva individual de Caio França. As emendas poderão ser utilizadas na aquisição de equipamentos e materiais de natureza permanente, custeio de ações e obras e reformas.

Análise

França fez um balanço das atividades da Frente durante este ano que, entre outros temas, discutiu a entrega voluntária e destacou o protocolo do Projeto de Lei nº 1.711/23 que surge a partir de demanda discutida pela Frente. O PL dispõe sobre a criação de leitos hospitalares nas unidades subsidiadas pelo Governo do Estado e unidades privadas, destinadas às gestantes e mães que optarem pela entrega para adoção de crianças até o 45º dia de vida.

P.G

Marcos Antônio, o Jabá (Rede), e Márcio Castilho (PTB) substituirão Michele Quintas dos Santos e Paulo Cesar Monteiro Silveira, ambos do Republicanos, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinar a cassação da chapa do partido.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!