SEPARE O GUARDA-CHUVA

Defesa Civil estende alerta de chuvas fortes para o litoral de SP

Volumes acumulados de chuva podem chegar aos 150mm; ciclone subtropical segue em desenvolvimento na costa do Rio de Janeiro

Redação
Publicado em 16/02/2024, às 09h11 - Atualizado às 09h38

FacebookTwitterWhatsApp
Novo alerta da Defesa Civil é válido até domingo (18) - Imagem ilustrativa/Pixabay
Novo alerta da Defesa Civil é válido até domingo (18) - Imagem ilustrativa/Pixabay

A Defesa Civil do estado de São Paulo estendeu o alerta de chuvas fortes, para o litoral de São Paulo. A advertência é válida desta sexta-feira (16) até o domingo (18). Na Baixada Santista e no litoral norte, os acumulados de chuvas podem chegar aos 150mm. As chuvas devem vir em forma de pancadas. 

A região do Vale do Paraíba também está sob alerta para chuvas fortes, com previsão de acumulados de até 100mm. Há alertas ainda para chuva moderada na Região Metropolitana de São Paulo (75mm), Vale do Ribeira (75mm) e região de Itapeva (60mm). 

Ciclone

Um ciclone subtropical, em  desenvolvimento na costa do Rio de Janeiro, se encontra em alto-mar, a 235km do litoral fluminense. A Marinha do Brasil o classificou como uma depressão subtropical. Os efeitos serão sentidos, principalmente em alto-mar, segundo o Instituto Climatempo. 

Ainda de acordo com o Climatempo, a expectativa é que o sistema ganhe força ao longo desta sexta-feira e se transforme em uma tempestade subtropical até a noite. Caso isso ocorra, o fenômeno receberá o nome de Akará, pela Marinha do Brasil. A última tempestade subtropical registrada no país foi a Yakecan, em meados de maio de 2022.

Localização do ciclone
Imagem de satélite mostra localização do ciclone subtropical - Reprodução/Climatempo

O instituto também explicou a diferença entre depressão e tempestade subtropicais. A depressão subtropical é uma área de baixa pressão atmosférica, que se forma em latitudes tropicais, que gera ventos de até 63km/h. É caracterizada por ar quente em superfície e em médios níveis da atmosfera (de 3km a 5km) e por ar frio em níveis superiores (acima de 5km).

Já a tempestade subtropical apresenta pressão atmosférica mais baixa do que uma depressão subtropical. Devido a isso, os ventos gerados são mais fortes e podem ficar entre 63km/h e 118km/h. É caracterizada também por ar quente em superfície e em médios níveis da atmosfera (de 3km/h a 5km/h) e por ar frio em níveis superiores (acima de 5km). Ambos os sistemas são considerados ciclones subtropicais. 

Fim de semana

As chuvas previstas pela Defesa Civil devem vir em forma de pancadas, e o sol deve aparecer durante o fim de semana no litoral paulista. A previsão do Climatempo indica que as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 29 graus, tanto na Baixada Santista quanto no litoral norte. Os termômetros devem voltar a ultrapassar a casa dos 30 graus no decorrer da próxima semana. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!