SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!

Setembro Amarelo: 5 vídeos para entender mais sobre prevenção ao suicídio

O Instituto CPFL reuniu conteúdos que fomentam conversas sobre a prevenção ao suicídio: ouvir e/ou desabafar pode fazer a diferença

Redação
Publicado em 12/09/2023, às 13h50 - Atualizado às 14h46

FacebookTwitterWhatsApp
Número de suicídios em 2022 teve aumento de 11,8%, na comparação com 2021 - Divulgação Instituto CPFL
Número de suicídios em 2022 teve aumento de 11,8%, na comparação com 2021 - Divulgação Instituto CPFL

Neste mês setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi oficialmente celebrado no domingo (10), mas o tema ganha amplitude por meio da campanha internacional Setembro Amarelo. Neste ano, com o lema Se precisar, peça ajuda!, todo o mês de setembro é dedicado ao debate, disseminação de informações e quebra de tabus em prol da prevenção ao suicídio - que tem aumentado no Brasil.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam que houve aumento de 11,8% no número de suicídios em 2022, na comparação com 2021.

E como forma de apoiar a queda desta triste estatística, o Instituto CPFL reuniu cinco conteúdos que fomentam conversas sobre a prevenção ao suicídio. Trata-se de uma seleção de vídeos onde a informação e a prevenção são as temáticas centrais.

Os episódios estão disponíveis, gratuitamente, nos canais do Instituto e do Café Filosófico CPFL no Youtube, confira:

1.Porque é preciso falar sobre suicídio, com Neury Botega

Se o suicídio parece absurdo, como então ajudar alguém a se preparar para suportar o absurdo que é a vida? Como enfrentar a questão primordial que persegue a todos nós: Que sentido dar para a vida?Veja aqui!

2.Suicídio e comportamento suicida entre jovens, com Berenice Rheinheimer

Qual é o grande mal-estar que nos invade hoje? Ansiedade, desânimo, sensação de desamparo, falta de esperança, situações de stress. Uma conversa sobre sistema de apoio e escuta sensível. Assista aqui!

3.Suicídio e tecnologia, com Fernanda Marquetti

O mundo contemporâneo vem sendo acelerado de forma avassaladora pela vida digital e pelas redes sociais. E elas também têm afetado a saúde mental. Acompanhe aqui!

4.Antes que seja tarde: Dunker, com Christian Dunker

Um dos principais psicanalistas do país promove poderosas elaborações sobre o aumento das taxas de suicídio entre jovens no Brasil. Assista aqui!

6.Antes que seja tarde: Amanda, com Amanda Ferreira

Uma sobrevivente. Entre a solidão e os desencontros, surge um caminho. E uma renovação. Assista aqui e inspire-se.

Há apoio

A campanha Setembro Amarelo tem apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, órgãos que também disponibilizam a cartilha Suicídio: Informando para Prevenir. Outra importante ferramenta de apoio emocional e prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV), criado há 62 anos, oferece atendimento gratuito, por meio de voluntários, em diversos canais, como email, chat e telefone (no número 188).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!