TEMPORADA AMENA

Outono em Ilhabela terá opções gastronômicas com o Festival Sabores da Praia

Público poderá conhecer as iguarias durante 32 dias, em uma das melhores épocas para visitar Ilhabela e seus atrativos turísticos

Da redação
Publicado em 20/03/2024, às 16h29 - Atualizado às 16h43

FacebookTwitterWhatsApp
Risoto de Camarão Brie, do Makai Ilhabela - Reginaldo Pupo - Sabores da Praia
Risoto de Camarão Brie, do Makai Ilhabela - Reginaldo Pupo - Sabores da Praia

O verão deu lugar ao outono, com início nesta quarta-feira (20), e, a partir de agora, inicia a melhor época para visitar Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A temperatura agradável durante o dia e aquele friozinho delicioso à noite é um convite irresistível, também, à boa comida.

Quem visitar o arquipélago mais charmosos do Brasil, na nova estação, entre 18 de abril e 19 de maio, terá a oportunidade de degustar o que há de melhor na culinária ilhabelense, durante o 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela. Restaurantes, gastrobares, sorveterias e até hotéis e pousadas, com pegada gastronômica, prepararam pratos incríveis que irão aguçar os paladares de moradores e turistas.

Veja também:Ilhabela tem opções para todos os gostos e idades na temporada de outono

Entre os restaurantes participantes estão o Ahara Bistrô; Atelier do Tonhão; Banana da Terra; Eme Haus (Hotel Mercedes); Espaço Tangará; Fish & Chopps; Flamboyant (Hotel Velas do Engenho); Gelateria Sorveto; Belerin; Jirêh; Makai; Nyáw; Ponto das Letras; Portofino (Porto Pacuíba); Portu-Brasil; Prainha do Julião; Rei da Praia; Salka; Sandara; Uno Gastronomia; Viana Praia e Vila Siriúba.

O evento é uma realização do Ilhabela Convention em parceria com o Grupo Sabores. As inscrições se encerram no próximo dia 29. Até lá, novos estabelecimentos se juntarão ao seleto grupo gastronômico já inscrito. Em breve, todos os pratos estarão no site oficial do evento.

Conheça algumas das iguarias do festival

Peixe envolvo em folha de bananeira, do Viana Praia - Reginaldo Pupo - Sabores da Praia
Peixe grelhado com legumes assados, do Eme Haus - Jéssica Aquino - Sabores da Praia
Camarão Frida, do Hygge - Reginaldo Pupo - Sabores da Praia
Dadinhos de Taioba, do Banana da Terra - Jéssica Aquino - Sabores da Praia

Uma tradicional pescada com direito a folha de bananeira será a grande sacada do recém-inaugurado Nyáw, um casual eatery localizado na praia do Perequê, com um ambiente inspirado nas praias mais badaladas do planeta. A pescada Nyáw é composta por um peixe grelhado na folha de bananeira, acompanhado por purê de espinafre, molho da casa, vinagrete e farofa de banana, resultando em um típico prato caiçara, criado pelo chef Daniel Carhuaricra Quispe.

Além de saborear essa iguaria saborosa, o público poderá se deslumbrar com a paisagem do canal de São Sebastião e ouvir música de excelente qualidade. Na badalada praia do Curral há diversos restaurantes e quiosques com cozinha diferenciada. O Rei da Praia, que participará do Festival, é um deles. A chef Lucy Silva criou um prato original de praia para participar do evento, contendo uma das iguarias mais saborosas do mar, o camarão.

O Linguine à Moda do Rei é preparado com camarões rosa salteados no azeite, tomatinhos cereja confitados, cebola roxa, finalizado com lâminas de amêndoas. Dá até vontade de pedir mais. Uma iguaria sem igual para degustar com os pés fincadoas na areia, aproveitando a belíssima paisagem que compõe uma das praias mais procuradas de Ilhabela.

Não muito longe dali, na bucólica praia do Julião, o tradicionalíssimo bar e restaurante Prainha do Julião prestará uma homenagem à praia do Sombrio, ao batizar o prato com o mesmo nome da praia, para participar do evento gastronômico.

O Sombrio é um risoto de limão siciliano bem saboroso e camarão rosa com bottarga de produção própria, que a chef Ana Luísa Julião preparou para deleite do público que irá degustar essa criação durante o evento, em uma das mais belas praias de Ilhabela.

Travessia São Sebastião-Ilhabela

Para aproveitar tudo o que este paraíso tem a oferecer é preciso, antes, fazer a travessia de São Sebastião para Ilhabela. O tempo de espera varia conforme o período e condições climáticas, de 30 minutos a até 2 horas ou mais. Pedestres e motoristas contam com o serviço no sistema vai e volta, das 5h30 às 23h30 (São Sebatião - Ilhabela), e das 6h às 23h30 (Ilhabela - São Sebastião). Após às 23h30, as travessias passam a ser de hora em hora (condições normais).

A travessia em si dura cerca de 20 minutos, e a vista pode ser considerada mais um atrativo do passeio. Enquanto a balsa afasta-se da área continental de São Sebastião, é possível apreciar o lindo recorte montanhoso de Ilhabela que se aproxima. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!