JL EDIÇÃO 198

STJ suspende investigações contra o prefeito de Guarujá

As denúncias eram de desvios de verbas nos setores de saúde e educação

Thiago Dantas
Publicado em 28/02/2024, às 16h23

FacebookTwitterWhatsApp
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão das investigações em andamento na Operação Nácar, da Polícia Federal - Reprodução TV Cultura Litoral
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão das investigações em andamento na Operação Nácar, da Polícia Federal - Reprodução TV Cultura Litoral

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão das investigações em andamento na Operação Nácar, da Polícia Federal (PF), que apurava possíveis desvios de recursos públicos e crimes de corrupção na prefeitura de Guarujá. A decisão pela paralisação do inquérito é do ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca. A deliberação sobre a 1ª fase da Operação Nácar, que apurava o esquema de desvio de dinheiro, se estende à 2ª fase, que tinha como objetivo aprofundar as investigações.

A assessoria do prefeito enviou uma nota para nossa redação informando que Válter Suman é médico e servidor público de carreira há mais de 30 anos, e à frente do Executivo Municipal desde janeiro de 2017, sempre pautou o respeito à administração pública, com ética, proatividade e transparência. Ainda de acordo com a nota, Suman afirma que as acusações são inconsistentes.

"O trancamento do inquérito, após quase dois anos e seis meses dessas investigações e acusações inconscientes, ordenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), demonstra claramente a injustiça sofrida em nossa gestão e vida particular. Seguimos de cabeça erguida, trabalhando e defendendo que o trabalho foi, é, e sempre será a melhor resposta. Reafirmamos o nosso compromisso com o crescimento de Guarujá, confiando na Justiça, como aconteceu até aqui", encerra o documento.

Sesi Santos

O Sesi Santos está com inscrições abertas para o curso de iniciação teatral. As inscrições ficarão abertas até o dia 3 de março ou enquanto houver vagas disponíveis. Com classificação indicativa livre, os cursos buscam estimular o aprendizado teatral por meio da prática e experimentação cênica. As atividades visam não apenas o desenvolvimento das habilidades artísticas, mas também a formação humana, contribuindo para a percepção crítica e corporal dos alunos.

Copa do Brasil

A Portuguesa Santista estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira (28), às 20h30, diante do Caxias, no Estádio Ulrico Mursa. Neste ano, a competição nacional terá premiação recorde. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aumentou os valores por conta do reajuste do contrato de direitos de transmissão e comercial. Com esse aumento, as cotas estão 5% maiores em relação ao ano passado. Em caso de classificação para a segunda fase, a Briosa recebe mais R$ 945 mil. Detalhes sobre o assunto estão disponíveis na matéria exibida na edição de hoje do Jornal Litoral.

Confira essas e outras notícias desta quarta-feira (28) da Baixada Santista e região em nosso canal no YouTube.

Thiago Dantas

Thiago Dantas

Jornalista e radialista, Thiago Reis Dantas atua na área de comunicação há quase 20 anos. O profissional é apresentador e editor do Jornal Litoral.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!