FINAL FELIZ

Bebê vítima de engasgo é salvo no 1º dia de trabalho de GCM em Bertioga

Guarda civil recém-formado, Faustino conta que realizou a manobra de Heimlich em bebê de seis meses, no bairro Vista Linda

Redação
Publicado em 05/04/2024, às 14h59 - Atualizado em 06/04/2024, às 23h04

FacebookTwitterWhatsApp
Bebê foi salvo por meio da manobra de Heimlich realizada pelo GCM Faustino - Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Bebê foi salvo por meio da manobra de Heimlich realizada pelo GCM Faustino - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Uma bebê de seis meses, vítima de engasgo, foi salva  por um guarda civil municipal (GCM) de Bertioga, no litoral de São Paulo, pertencente ao grupo de 100 novos agentes formados e integrados à corporação, recentemente; era seu primeiro dia de patrulhamento.

A Secretaria de Segurança e Mobilidade informou, nesta sexta-feira (5), que a guarnição realizava ronda no bairro Vista Linda, quando um carro abordou os GCMs e uma mãe desesperada, com a filha no colo, solicitou socorro. O GCM Jaziel Faustino, 43 anos, contou que resgatou a vítima e realizou a manobra de Heimlich, após a qual a criança de 6 meses voltou a respirar. "Foi tudo muito rápido. Já estávamos nos preparando para entregar o primeiro plantão, quando surgiu um veículo que freou de repente. Ficamos em alerta. Aí apareceu a mãe desesperada com o bebê. Na hora, eu tomei a frente na condução da ocorrência”, conta.

Faustino acrescenta: “Devido ao preparo no curso de formação, já sabia como lidar com a situação e a manobra teve êxito. Eu fiquei muito feliz, mas não deu tempo de comemorar. Orientei a mãe a conduzir o bebê para o hospital e, a partir daí, prosseguimos em atividade”.

A mãe da criança, que não teve o nome divulgado, agradeceu aos agentes e foi ao pronto-socorro para avaliação médica da bebê. Segundo informou a prefeitura, no Hospital Municipal foi constatada a normalidade da criança e ambos foram liberados.

A secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, comemorou o resultado e ressaltou a importância da qualificação dada aos servidores. "O curso de capacitação foi extenso e intenso. Apesar de toda a ansiedade para a conclusão do treinamento, e para ter a guarda nas ruas, a gente vê, na efetividade da função, a importância do melhor preparo. Estamos todos comemorando o bem-estar do bebê, e o que queremos é justamente a proximidade da Guarda com a população, por isso, os investimentos em novas bases nos bairros", disse.

O que é a manobra de Heimlich e como fazer?

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência relacionados à asfixia, quando o engasgamento ocorre devido a um pedaço de comida, leite materno ou outro corpo estranho, que bloqueia as vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar. Existem duas formas de realizar a manobra: uma para bebês e, outra, para adultos.

No caso de bebês engasgados, a técnica envolve colocar o bebê de bruços sobre o antebraço e realizar cinco compressões entre as escápulas, localizadas no meio das costas. Em seguida, deve-se virar o bebê de barriga para cima, colocá-lo sobre o outro braço e realizar mais cinco compressões sobre o esterno, que é o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos.

Para adultos, a técnica envolve posicionar uma das mãos fechadas sobre a região epigástrica, conhecida popularmente como "boca do estômago". A outra mão é colocada sobre a primeira e comprime a região epigástrica, enquanto empurra para dentro e para cima, como se estivesse tentando levantar a vítima do chão. Os movimentos de compressão devem ser feitos para dentro e para cima, em um formato de letra "J", até que a vítima consiga eliminar o corpo estranho.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!