TRABALHO NA PRAIA

Turistas frequentam praias de Ilhabela, mas sem se esquecer dos negócios

Turismo corporativo cresce na ilha, que aumenta estrutura para o setor; grandes empresas, inclusive multinacionais, já realizam eventos no arquipélago

Reginaldo Pupo
Publicado em 12/04/2024, às 15h59

FacebookTwitterWhatsApp
Cenários paradisíacos de Ilhabela convidam ao lazer, mas também ao trabalho - Reginaldo Pupo
Cenários paradisíacos de Ilhabela convidam ao lazer, mas também ao trabalho - Reginaldo Pupo

Outono, praia, calor entre 30ºC e 35ºC, e as praias do litoral norte “bombando”. Cenário que se repete todos os finais de semana, ocasião perfeita para muita azaração, paquera e diversão. Correto? Nem tanto. Enquanto alguns se divertem, outros estão atentos ao que acontece na tela do notebook ou smartphones, mesmo inseridos em cenários paradisíacos, como os de Ilhabela.  

Empresários que frequentam a região, para passar alguns dias à beira-mar, às vezes se veem obrigados a trabalhar mesmo nos momentos de lazer. A diretora de marketing Marina Proença, 22 anos, de Sorocaba (SP), frequentemente visita Ilhabela, onde possui uma casa, mas não pode se desligar dos negócios, segundo ela. “A empresa funciona praticamente 24h, pois monitora constantemente os clientes. Isso nos obriga a ficarmos conectados o tempo todo, de prontidão, para alguma eventualidade”, explica ela que, no sábado (6), repousava sob uma árvore na orla da praia de Ilhabela, com o notebook no colo. 

casal na contra-luz
A diretora de marketing Marina Proença não se desliga do trabalho - Reginaldo Pupo

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Ao meio-dia, com o sol a pino, o empresário Anderson Prado Lima, 49, de Ribeirão Preto (SP), tomava uma cerveja em um quiosque na praia do Perequê, enquanto acessava um site especializado em economia, para acompanhar os índices da Bolsa de Valores. “Temos que unir o útil ao agradável, infelizmente, não dá para escolher um ou outro. O trabalho nos consome até mesmo nos momentos de lazer”. 

Lima disse que sua rotina já lhe rendeu um princípio de infarto. “Quase fui dessa para melhor, mas reduzi bastante meu ritmo. O trabalho é importante, mas a saúde é bem mais. Trabalhar na praia, de frente para o mar, faz parte deste processo”.

Ilhabela abre as portas para o turismo corporativo

Conhecida em todo o planeta por suas belezas naturais, Ilhabela aposta, há alguns anos, no turismo corporativo. Grandes empresas, inclusive multinacionais, já realizam eventos no arquipélago, que possui estrutura para reuniões, congressos e confraternizações de fim de ano.

Representantes de agências de eventos durante atividades em canoa haviana do Paddle Club Ilhabela
Representantes de agências de eventos durante atividades em canoa haviana do Paddle Club Ilhabela - Reginaldo Pupo

As empresas encontram na ilha um trade totalmente organizado e pronto para receber este público mais seleto, com meios de hospedagens de alto nível, receptivos náuticos e terrestres, alta gastronomia e espaços para eventos. Entre um compromisso e outro, quando sobra um tempinho, os empresários podem usufruir de tudo o que Ilhabela oferece, como praias, cachoeiras, mergulho, trilhas, birdwatching, caminhadas e esportes náuticos.

Outro ponto forte é que a ilha fica entre os dois maiores polos econômicos do país, o eixo Rio-São Paulo. O arquipélago está a 210km da capital paulista (acesso pela rodovia dos Tamoios e Mogi-Bertioga) e a 403km do Rio de Janeiro, cujos acessos são pela rodovia Rio-Santos e Presidente Dutra.

De acordo com o Ilhabela Convention & Visitors Bureau, que alavancou Ilhabela como um destino Mice (Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions), a cidade tem se consolidado cada vez mais como a melhor opção para eventos corporativos do litoral de São Paulo. Quem explica é Márcio Franco, presidente da entidade: “O Convention Bureau tem trabalhado diariamente, em parceria com a Secretaria de Turismo de Ilhabela, para capacitar o trade, catalogar os fornecedores e apresentar o destino, presencialmente, para os principais executivos de eventos corporativos da cidade de São Paulo”. 

De acordo com Franco, diversas visitas técnicas têm sido promovidas para que representantes de agências de eventos sociais, corporativos e de casamentos possam conhecer in loco toda a estrutura que o município oferece para a realização de eventos. As visitas são feitas em hotéis, pousadas, espaços para eventos, restaurantes e marinas, que possuem de veleiros a iates, com estrutura para eventos.

Catamarã de 94 pés que é disponibilizado para eventos sociais e corporativoe em Ilhabela
Catamarã de 94 pés disponibilizado para eventos sociais e corporativos em Ilhabela - Reginaldo Pupo

“Também temos participado de feiras e promovido encontros em São Paulo, para levar nosso conteúdo ao mercado. Grandes marcas já iniciaram suas estratégias, optando por Ilhabela como destino de seus eventos. Toda nossa estrutura está disponível na baixa temporada para atender grandes marcas com seus eventos e campanhas de incentivo”, ressalta o presidente do Convention.

Organização

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Harry Finger, lembra que os eventos corporativos já eram realizados há muitos anos, mas de forma desorganizada. “Iniciamos de forma organizada o Mice, no final do ano passado, contratando uma empresa especializada para organizar o trade e fazer um levantamento dos equipamentos possíveis para receber eventos corporativos. Estamos felizes em ver o trade unido e se movimentando, para que os eventos corporativos se iniciem o mais rapidamente possível nesta nova fase”, frisou Finger.

Ele acrescenta que sua pasta atua em diversas frentes, desde o turismo de sol e praia, ecoturismo, turismo de aventura, observação de cetáceos, pássaros, mergulho, área de casamentos, turismo corporativo e turismo de cruzeiros. “A temporada de cruzeiros, que teve início em outubro do ano passado e se encerrará neste mês de abril, também é importante, pois os turistas que visitam a ilha por meio de navios têm uma importante relevância, pois eles divulgam Ilhabela em diversas redes sociais e voltam, no futuro, para se hospedar na cidade, girando novamente a economia. Também temos uma ampla participação em feiras de turismo no Brasil e exterior, em eventos e promovemos diversas capacitações para o trade”, concluiu o secretário.

Veja também:Volta ao tempo, mistérios e histórias. Conheça o lado cultural de Ilhabela

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!