SAÚDE MENTAL

Grupo Costa Norte apresenta campanha de Setembro Amarelo

Movimento denominado Descubra Sua Força inclui pedágio, campanha televisiva e entrega de pulseiras nas unidades de Santos e Bertioga

Rebeca Freitas
Publicado em 20/09/2023, às 17h22 - Atualizado em 22/09/2023, às 11h44

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Equipe do Costa Norte, em Bertioga, exibe pulseiras amarelas da campanha - Felipe Magalhães
Equipe do Costa Norte, em Bertioga, exibe pulseiras amarelas da campanha - Felipe Magalhães

O Grupo Costa Norte é uma empresa sensível para causas importantes e no hall de campanhas significativas está o Setembro Amarelo. Neste mês da prevenção ao suicídio, a equipe lança uma campanha inspiradora e sensível denominada Descubra Sua Força. A ação objetiva destacar a importância da superação pessoal e da busca por ajuda durante momentos difíceis. Ela é destinada não apenas ao público geral, mas também aos funcionários da empresa, evidenciando a relevância de cuidar da saúde mental e apoiar uns aos outros.

O Setembro Amarelo foi originalmente inspirado na história de Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Ele tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

Anualmente, o time de design gráfico do Costa Norte elabora artes que transmitem mensagens das principais campanhas do calendário sazonal brasileiro. Neste Setembro Amarelo, a equipe criativa vai além, a fim de propagar a conscientização de maneira humana e inovadora. Nesta quarta-feira (20) foram entregues pulseiras aos colaboradores nas unidades de Santos e Bertioga, representando a campanha. 

O grupo também irá realizar um pedágio em alusão ao mês especial. A ação será no próximo sábado (23), em frente ao píer do Canal de Bertioga, a partir das 10h. A atividade é em parceria com a Rádio Praia FM, a Clínica Mindset e o Instituto Campb. No Pedágio Setembro Amarelo haverá uma tenda com banner informativo. No local também estarão psicanalistas para realizar um pré-atendimento e explicar o que é um acompanhamento psiquiátrico.

Haverá ainda a distribuição de vales-consulta, com o primeiro atendimento grátis na Clínica Mindset e serão distribuídos adesivos para pedestres e motoristas que passarem pelo local. Por fim, no Setembro Amarelo do Grupo Costa Norte, foi criada uma campanha em vídeo para ser televisionada durante os intervalos da programação da TV Cultura Litoral.   

Empresa que escuta 

A analista de RH, Isabela Kananda, trabalha para o Costa Norte há dois anos e afirma que seu departamento está com as portas abertas para funcionários que desejarem dialogar. "Eu estou aberta para conversar com todo mundo que me procura, não só nessa data, mas também em todas as outras. Às vezes um ombro amigo, uma conversa um pouco mais informal já ajuda muito. Não só eu, mas também os gestores, a gente é muito aberto para esse tipo de comunicação ”, assegura a especialista em gestão de recursos humanos.

Em meio a diferentes perfis de funcionários, Isabela afirma que a análise é ponto chave na hora de se colocar à disposição. “A gente tem que entender o momento, né? Às vezes a pessoa está mais reservada, não quer conversar. Às vezes a pessoa está mais aberta, a gente já consegue ter um certo contato”, pondera. 

A profissional afirma ainda que está nos planos da empresa incluir uma psicóloga para atender aos colaboradores. “No momento a gente ainda não tem esse serviço, mas eu acho importante, sim, ter esse contato. É algo que a gente tem planejamento para que se crie essa estrutura aqui dentro do Costa Norte”, declara Isabela. 

Criatividade é a chave da campanha

pulsos com pulseira amarela
Pulseira da Força foi inspirada em antiga pulseira do equilíbrio - Felipe Magalhães

O publicitário Raphael Campos liderou a parte criativa da campanha Descubra Sua Força. “A ideia surgiu naturalmente assim que foi decidido que o presente seria a pulseira. Primeiro demos o nome do bracelete de Pulseira da Força, em referência à antiga pulseira do equilíbrio, que prometia um “equilíbrio extra” quando fosse utilizada durante a prática de esportes”, expõe. 

“Nossa intenção é que a pulseira se torne um elemento que lembre a pessoa de que ela possui força interior. Queremos representar uma força extra para pessoas que enfrentam problemas de insegurança, ansiedade e depressão, ou até mesmo para qualquer um que esteja enfrentando problemas pessoais de difícil resolução. Até porque uma força extra para suportar e superar problemas é sempre bem vinda”, constata Campos.  

Essa campanha é televisiva

Em toda campanha, é necessário estratégia para engajar as pessoas. “Partindo do conceito definido para a campanha de endomarketing, criamos a campanha publicitária institucional em vídeo para os intervalos da programação da TV Cultura Litoral, tendo como público alvo pessoas que passam por problemas de ansiedade e depressão, reforçando que podemos encontrar a força que precisamos dentro de nós, dando um passo de cada vez, escrevendo nossa própria história de coragem, resistência e luta contra esse mal invisível que atinge bilhões de pessoas em todo mundo”, destaca Rapahael 

A escolha da linguagem artística também é justificada. "Usamos as cores da campanha mundialmente conhecida, com elementos de animação e tipográficos. A ideia do traço forte e contínuo, com elementos de uma escrita feita à mão, tenta transmitir a ideia do faça você mesmo, tudo pensado para transmitir a mensagem da maneira mais simples possível para o telespectador. No texto, buscamos uma conversa franca e direta, reforçando a empatia com o público alvo", determina Raphael.  

“Criei este conceito de campanha, texto e arte, também um pouco baseado na minha experiência de vida, nessa minha luta constante por enfrentar esse mesmo tipo de desafio já há alguns anos, intensificado durante a pandemia, buscando essa força interior para superar minhas próprias dificuldades, tentando me conhecer e me respeitar melhor a cada dia, passo a passo, escrevendo minha própria história com coragem e resiliência”, finaliza o publicitário.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

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