RE-BAIXADA

Retrocedeu: com casos covid em alta, Baixada Santista volta à fase amarela e terá restrições

Governo determinou que todo o estado está na fase amarela. Regiões que estavam na fase verde, como litoral paulista, retornam para fase amarela e terão mais restrições a partir de quarta-feira, 02

Da redação
Publicado em 30/11/2020, às 17h48 - Atualizado às 18h09

FacebookTwitterWhatsApp
Praia de Santos em 30/08, durante a pandemia - Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal
Praia de Santos em 30/08, durante a pandemia - Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal

Devido ao aumento de casos de corovírus, o governo de São Paulo estipulou que todo o estado passa à fase amarela do plano de flexibilização econômica, a partir desta quarta-feira, 02. Desta forma, as cidades que estavam na fase amarela, permanecem nela, e aquelas que estavam na fase verde, retrocedem. Este é o caso da Baixada Santista. 

Com a medida, as cidades do litoral paulista que estavam na fase verde, a mais flexível, retornam a uma fase mais restritiva. O litoral paulista tem ao menos uma peculiaridade em relação às demais cidades do estado, que são as praias, espaços que atraem grande quantidade de turistas e comércio, o que propícia aglomerações. 

Participe dos nossos grupos 👉   https://bit.ly/COSTAINFORMA10 📲 Informe-se, denuncie

Durante a fase verde, a presença de banhistas e de comércio nas praias, foi gradativamente flexibilizada. Agora, com o retorno à fase amarela, cabe às prefeituras das cidades do litoral definir se voltam a valer as regras estipuladas anteriormente, em âmbito municipal, ou se haverá novo regramento.

Fase amarela: o que já está definido nas cidades pelo decreto estadual 

Governador João Dória se pronunciou hoje e estipulou retorno de todo o estado à fase amarela (Foto: reprodução / TV Globo)

Ocupação máxima de Shopping centers, galerias, comércio e serviços passam de 60% para 40% da capacidade e o horário de funcionamento passa a ser reduzido de 12 para 10 horas por dia;

• Ocupação máxima de restaurantes ou bares para consumo local passa de 60% para 40%; também diminuiu o tempo máximo de funcionamento diário para 10 horas e até às 22 horas.

• Ocupação máxima de salões e barbearias passa de 60% para 40% da capacidade e o horário de funcionamento passa a ser reduzido de 12 para 10 horas por dia;

• Eventos, convenções e atividades terão sua capacidade máxima limitada de 60% para 40%, o controle de acesso é obrigatório, assim como hora e assentos marcados.

• Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica terão capacidade de ocupação máxima limitada de 60% para 40% do local e o horário reduzido de 12 para 10 horas;

• Eventos em pé (como shows e blocos de rua) também proibidos

Prefeituras da Baixada Santista

O Portal Costa Norte perguntou se as gestões municipais da Baixada Santista vão retornar às normas anteriores ou se haverá novo regramento para a fase amarela. Até a conclusão desta matéria, com excessão das gestões municipais de Santos e Guarujá, nenhuma prefeitura ainda havia se pronunciado. 

A prefeitura de Santos disse que se pronunciará ainda hoje. 

A prefeitura de Guarujá, por meio de comunicado nas redes sociais, disse que vai aguardar a publicação do decreto do governo estadual para definir como esse retorno à fase amarela vai funcionar no município. 

Esta matéria será atualiza quanto as demais gestões municipais se prununciarem.   

Saiba mais sobre a fase amarela nas cidades da Baixada

Santos

Guarujá

Bertioga

São Sebastião

Praia Grande

Ilhabela

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!